quinta-feira, 9 de junho de 2011

Balões e Queimadas

BALÕES E QUEIMADAS
O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.

O uso de balões e fogos de artifício durante São João no Brasil está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais.
Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei devido ao risco de incêndio. Os balões serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltados de cinco a sete balões para se identificar o início da festança.

Levantamento do Corpo de Bombeiros do Rio mostra que, no ano passado, dos 8,4 mil incêndios florestais registrados no Estado, 25% foram provocados por queda de balões e que o custo do reflorestamento por ano é da ordem de R$ 21,6 milhões. Em 2007, a maior incidência de incêndios foi registrada nas regiões do Vale do Paraíba e Serrana.

Os balões juninos são perigosos porque não podem ser controlados. Basicamente, eles são feitos de armação de arame, bambu ou ferro encapada com papel, levando internamente uma tocha ou bucha para esquentar o ar dentro do balão e fazê-lo subir. Muitos levam ainda bandeiras, enfeites ou até mesmo fogos de artifício em suas caudas. Dependendo da sua estrutura e das condições atmosféricas, os balões podem alcançar grandes distâncias e altitudes. Quando caem, os prejuízos podem ser incalculáveis. Existem vários riscos que são causados pelos balões, como por exemplo:
Incêndios florestais e Incêndios em áreas urbanas.

Você também pode fazer a sua parte de forma bem simples:
Basta não soltar balões e procurar comunicar àqueles que você conhece que além de vários danos que ele pode causar ao meio ambiente, também é crime soltar balão.

Fonte: http://escolasaberviver6ano.blogspot.com/2008/06/bales-e-queimadas.html
Artista: Edinho Paraguassu Titulo da Música : Balãozinho

Letra:
Venha cá meu balãozinho
Diga aonde você vai...
Vou fugindo, vou pra longe
Vou pra casa de meu pai.

Ah, ah, ah, mais que tolice!
Nunca vi balão ter pai
Fique quieto neste canto
Que daqui você não sai.

Quando a noite for chegando
Onde irá você descer
Se cair em nossas matas
O que vai acontecer?

Todas matas pegam fogo
Passarinhos vão morrer
E os rios vão secando
E não podem mais correr

Eu já estou aborrecido
Quanto mais faz um balão
Vou ficar bem quietinho
Amarrado no cordão





1 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí turma das abelhas: Balão só quietinho e amarrado no cordão. Parabéns por ajudar a natureza.
Beijinhos
Lucia

Postar um comentário