sábado, 2 de abril de 2011

Pesquisa que as famílias fizeram nesta semana sobre: ABELHAS







Zum...zum...zum... Você está na praia, com um delicioso sorvete na mão e ela está rondando... Na lanchonete ao ar livre também... As abelhas adoram alimentos doces, por isso estão sempre por perto, parecendo muito simples e persistentes, esses insetos vivem de forma muito interessante, tem uma organização de trabalho complexa e muitas vezes mais organizada do que nós, humanos!
* A rainha é a principal componente da colmeia porque mantém a harmonia no trabalho, além de ser responsável pela reprodução. Uma rainha pode viver até 6 anos, vencendo qualquer indivíduo da colmeia em termos de tempo de vida.
* A estimativa dos pesquisadores é que existam mais de 20 mil espécies de abelhas no mundo todo. Só no Brasil contamos com 5 mil espécies diferentes.
* O mel é o principal produto do trabalho realizado pelas operárias. Além de ser muito gostoso, ele ajuda a prevenir doenças porque atua no sistema imunológico, serve como expectorante e também tem propriedades analgésicas.
* A abelha é um inseto que ataca com muita facilidade, basicamente a região da cabeça e pescoço. A picada das abelhas é muito dolorida, seu ferrão fica no local da picada e através dele ela injeta uma substância tóxica (veneno) que pode ser letal, quando em grande quantidade, ou seja, mais de três abelhas picando a mesma pessoa, pode ser muito perigoso. Por isso, nada de tentar mexer em colmeias ou nas caixas de um apiário!
* Uma colmeia abriga até 80 mil abelhas. Tem uma rainha, alguns zangões e milhares de operárias.
* A abelha operária (ou obreira), preocupada com sua própria sobrevivência e encarregada da proteção da colméia como um todo, tem um ferrão na parte traseira para ataque em situações de suposto perigo. Esse ferrão tem pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana.
* ma colherada de mel faz a gente pensar: quem fabricou essa delícia?
* É quase impossível acreditar que não foi nenhuma fábrica moderna, cheia de gente e máquinas. Mas quem fez foi um outro tipo de operário: as abelhas. Para essas operárias não existe greve. Nem patrão. Elas trabalham pela sua comunidade, que é a colméia.
* ssim, nas colméias, encontramos abelhas com muitas profissões: abelha faxineira, abelha babá, abelha soldado, abelha pedreiro. Tem até a abelha ventilador que agita suas asas para deixar bem fresquinho o interior da colméia.
* as elas não são úteis só porque fabricam o mel. Quando passam pelas flores levam o pólen de uma parte à outra, ajudando para que surjam mais flores e frutos.
*s homens, que não são bobos nem nada, descobriram que podiam criar abelhas. Fazem isso há mais de 4 mil anos.
http://www.contandohistoria.com/abelhas.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS ÀS FAMÍLIAS pelas pesquisas. É isso aí todos juntinhos pelas crianças.

Anônimo disse...

Que legal as famílias mandaram muitas pesquisas.
Bjs
Lucia

Postar um comentário